sexta-feira, 6 de julho de 2007

"Esta música é linda", disse , sorrindo daquela maneira mágica...






"Mar de Sophia"
Apareceste linda,nem mais nem menos, mas diferente,facies tranquilo e amaciado, de cabelos lisos,loiros,e com aquele penteado que tem um toque tão especial,ainda não facilmente defínivel.
A pontualidade, foi - com esforço pessoal - a possível. E de repente se muda do registo stress, para a observação perscutante, observadora, detalhista...
Tudo parecia estar certo, no seu sítio, equilibrado, sofisticado na "aparente" simplicidade...e o rosto transmitia tranquilidade, e muita jovialidade...
É curioso, seja qual for a circunstância - e pensei-o ,claro - é tão difícil me entregar completamente, sem continuar pensando, sempre pensando...vou atrás, consciencializo-me no presente, vou e venho à frente sem lá ficar demasiado tempo, e estou, tento "estar" mesmo, SENTINDO TUDO, com todos os sentidos, rigorosamente todos.
E a fruição assim plena me trasporta para sensações muito, muito especiais, que - é curioso - no momento exacto das vivenciar, logo logo sinto que não as estou a expressar em toda a dimensão do SENTIR.
Seguramente, julgo, isso se deverá à minha matriz comportamental reservada, discreta,por vezes, algo condicionada ( mas isso é outra conversa, bem mais longa, e que foge em absoluto a este comentário).
Que nome é que se dará a esta circunstância que nos permite sentir com igual prazer todos esses sentidos, ter feedbaks igualmente bons de todas estas emissões de tão especial existência...presença, lado a lado.
Será que pensar demais, me impediu muitas, e muitas vezes de SENTIR livre, mais e melhor?
Obrigado pela vossa ajuda, mas eu sei a resposta, claro que sim! C'est la vie.
...a temperatura, apesar da brisa era já de verão, e sentia-se o espírito e algum calor na presença das pessoas, nas indumentárias menos pesadas, e no circular respirado em sentidos desconexos naquela calçada iluminada,também, preenchida de cheiros vários...
Eram horas de jantar, comer algo, petiscar...estar junto, circular de coração quente, e satisfação evidente e estampada no rosto.
E não é que "apareceram" pessoas simpáticas, que foram sinceros, claros, educados, aprazíveis...
Tudo fica tão mais fácil quando assim é, e é preciso tão pouco para assim o sêr!
A pontualidade estava a ser cumprida,quase britânicamente, e entre portas a coisa se atrapalhou um pouco, de ínício...mas já lá estavamos, e como diz alguém que bem conheço, é só colocar a razão ao serviço da inteligência...e lá entramos fácil, sem problemas...
Ultrapassada esta "barreira" que "obrigou" a este expediente logístico mais atento, e uma vez conduzidos aos lugares, de imediato nos concentramos na voz, na presença por entre luzes.
E eu, particularmente parte de mim, apesar do contexto, da ambiência, do prazer do envolvimento ( que lugares bem escolhidos, que sorte).
...e que voz tão segura, tão quente,em gestos poucos, mas com sensualidade quanto baste,sem falsos exibicionismos.
Adoráveis as poesias ditas,que entre outros poetas/letristas, nos remetem sem facciosismos bacocos ou nacionalistas/patrióticos , para Fernando Pessoa, e para a emergente necessidade de ler mais, mergulhar mais nessa mente genial, e premonitória,de uma actualidade arripiante.
E esta satisfação pelo espectáculo, continuada e crescente, ía sendo acompanhada em simultâneo por silenciosos mas crepitantes pensamentos por inspiração presencial, corrente essa passada entre mãos...e os pensamentos voavam alto, se reproduziam em mais outros,apenas entrecurtados , também, por manifestações físicas veículo de um estado de espírito que prepassa em muito a ambiência desta noite.
Mas sempre observava, olhava tudo, repetidamente, umas vezes mais discretamente, outras assumidamente com o intuito de ver, de cheirar, de sentir, de tocar, tocando, e fazendo-me sentir.
...e o espectáculo corria, coerente na sua qualidade,e de repente ouço : "Esta música é linda", e olho á volta, para o lado...
Fiz um compasso de espera, e passei a cassete bem rápido, para a frente e para trás, eu próprio senti físicamente essa velocidade, o atrito da fita nos roletes...e pensei,que bom, depois de tudo, que foi tanto, e há tão pouco tempo, dizia, que bom ver aquela manifestação sentida de contentamento,felicidade (acho eu?),quão merecido é ( eu gosto desta palavra, merecer),que privilégio estar ao lado,presenciar, perceber,avaliar, e...pertencer.
E, os pensamentos ficaram livres, em associações várias, sem grilhões nem ferrolhos de qualquer espécie...e me veio à memória o relato d'um episódio que foi assim ...
...disse ele, jovem, uma vez no seu ainda compreensível tímido e sentido(sofrido) embaraço do revés que a vida lhe pregou tão cedo, e de forma tão inusitada: "não, eu só tenho Mãe"!
Sabe Deus, e também eu, até eu, que o que ele queria significar com aquelas palavras que a ligação à terra dele ( e do irmão) é a Mãe, pois Pai "apenas " está no imaculado e privilegiado espaço dos seus corações e, obvio, nas memórias nem sempre choradas, mas profundamente sentidas de suas lembranças diárias de algo que É um exemplo no "Presente".
E que papel o desta Mãe...
Eu que tenho a "melhor" Mãe do Mundo, aprendi a não me cansar de homenagear esta Mulher,também e principalmente como referência humana.
Que bom que seu sorriso se pode soltar,que tal maravilha pode ser por todos visionado, que privilégio o meu por tudo enxergar,e ter conseguido estar nesse entrar nesse olhar , onde agora me deitaria, e me acolheria longamente...
Parabéns.
mp

3 comentários:

UmOlhardeMulher disse...

Cheguei há poucos minutos de Cascais..calorrrr...sol forte....almocei com meus filhos, uma comemoraçãozinha de mais uma etapa vencida...Graças à Deus.
Vim pensando neste blog....curiosa em lê-lo...antecipadamente desfrutando, sempre, desde o primeiro post, com muito gosto, sentindo cada palavrinha que sai desta mente que eu fui aprendendo a admirar cada vez mais, e tem sido assim...numa crescente partilha, com momentos mais intensos, outros menos, qual uma canção interpretada pela Bethânia, mas sempre num compasso que completa, satisfaz, enriquece, sem desafinações, apenas ajustes que tb são a quatro mãos...que felicidade a minha..ler este texto hoje foi um momento alto desta sinfonia composta por nós dois, tal como ontem tb foi, e que vamos, porque queremos e nos deliciamos em executá-la, sempre... rsrsrrs
E assim, só posso estar bem, sinto-me assim...como naquela canção ouvida, sentida e partilhada, ontem..."... nos braços
da PAZ".
Always in my heart...

UmOlhardeMulher disse...

"Afinal, a melhor maneira de viajar é SENTIR.
SENTIR tudo de todas as maneiras."
( in "Afinal,... de Àlvaro de Campos

UmOlhardeMulher disse...

FELIZ ANIVERSÁRIO!